You are currently viewing Perigos no primeiro trimestre – 3 razões para estar atenta

Sabia que é no primeiro trimestre que todas as estruturas do seu bebé se desenvolvem?

Quando a mulher completa as 12 semanas de gestação o bebé já desenvolveu todas as estruturas e órgãos importantes. É por isso que algumas mulheres já conseguem saber o sexo do bebé, apesar de ainda estarem a começar a assumir o aspeto dos órgãos genitais. Em alguns bebés já é possível distinguir menino de menina.

Onde reside o perigo?

  • Não fazer uma preparação para a gestação.

Algumas mulheres descobrem que estão gravidas só com 6, 8 ou mais semanas e se não tiveram um acompanhamento nutricional antes da conceção, de forma a preparar o organismo para a gestação, podem sofrer de défices nutricionais nesta fase que é tão importante. Especialmente de acido fólico que é essencial na prevenção de malformações do tubo neural. O tubo neural começa a formar-se na terceira semana.

  • Ausência de barriga.

No primeiro trimestre a barriga ainda não cresceu, então algumas mulheres sabem que estão grávidas, mas não se sentem grávidas, porque ainda não têm barriga de grávida e isso poderá levar a alguns descuidos na alimentação.

  • Mudar hábitos leva o seu tempo.

Quando não há uma preparação para a gestação, a mulher pode ter hábitos pouco saudáveis antes de engravidar.
Depois de descobrir que está grávida esses hábitos estão desaconselhados e torna-se muito difícil altera-los de um dia para o outro. Muitas mulheres não conseguem essa alteração drástica e continuam com esses maus hábitos no primeiro trimestre.

Agora que já conhece a importância do primeiro trimestre e está a planear engravidar faça corretamente a sua pré conceção.

Espero ter ajudado.

Aviso: Todas as informações fornecidas são generalistas e em momento algum substituem uma consulta com um profissional. Cada mulher é única e devemos respeitar a sua individualidade.

Um beijinho da nutri*

Virgínia Marques