You are currently viewing Peso ideal durante a gravidez

Está grávida e tem dúvidas relacionadas com o peso?

Sendo assim, leia até ao final e fique a saber qual o peso ideal durante a gravidez.

Acima de tudo, é importante saber que, durante toda a gravidez irão ocorrer alterações no corpo da mulher, e uma delas é o aumento de peso.

Esse aumento deve-se à formação da placenta, líquido amniótico, volume sanguíneo, tecido mamário, o peso do bebé e a acumulação de gordura.

Assim sendo, é importante a mulher ganhar peso, no entanto, esse aumento deve ser controlado de forma a ser benéfico e não se tornar um fator de complicações.


Mas será que existe um aumento de peso ideal na gravidez?

Sim. O seu!

Não existe um único peso ideal que possa ser recomendado à generalidade das grávidas, isto porque, vai depender da sua altura, do peso que tinha antes da conceção e da composição corporal (massa gorda, massa muscular, % de água, entre outros fatores)

Ou seja, no caso da grávida ter um peso saudável na altura da conceção, o aumento de peso recomendado varia de 11 a 16kg.

O facto de estar acima ou abaixo do peso, na altura da conceção, faz toda a diferença.

Além disso, cada caso é um caso e merece uma avaliação nutricional personalizada.

Um nutricionista materno infantil ou o seu obstetra, poderão analisar a sua situação clínica e determinar o que será interessante ganhar de peso na gestação.

Por isso não compare a sua gravidez com a da amiga, da prima, da celebridade x ou y porque cada grávida tem as suas necessidades especificas.

ALERTA:

Se está no início da gravidez convém alertar que o ganho de peso deve acontecer no segundo e terceiro trimestre, e não no primeiro.

Portanto, é importante não começar desde cedo a gastar o “plafond” de kg, porque o risco de ultrapassar nos trimestres seguintes é muito alto.

Espero ter ajudado e estou disponível para esclarecer qualquer dúvida que tenha ou para a acompanhar nesta fase única e maravilhosa que é a gestação.


Aviso: Todas as informações fornecidas são generalistas e em momento algum substituem uma consulta com um profissional. Cada mulher é única e devemos respeitar a sua individualidade.

Espero ter ajudado.

Um beijinho da nutri*

Virgínia Marques