Terei de deixar de tomar café?
As grávidas, amantes de café, fazem-me sempre esta pergunta.
Aqui a recomendação não é tão rigorosa como no consumo de álcool (ver aqui.)
Apesar da cafeina atravessar a placenta, existe uma dose segura que a gravida pode consumir sem que prejudique o seu bebé. A “American College of Obstetricians and Gynecologists” considera que um consumo máximo de 200mg/dia não acarreta riscos.
Mas é importante referir que não é só o café que possui cafeína.
Podemos considerar fontes de cafeína o chocolate e outras fontes de cacau, alguns refrigerantes, bebidas energéticas e ainda alguns chás como o verde, preto, branco e oolong.
O próprio teor de cafeina num café é difícil de quantificar pois vai depender da planta, o método de preparação, grau de moagem e da quantidade de café.
Para ter ideia, um café expresso poderá ter até 150mg de cafeina, um refrigerante tipo “Coca cola” 65mg e uma chávena de chá verde 60mg.
Eu gosto sempre de jogar pelo seguro. A recomendação que faço às minhas grávidas é de 1 café por dia e oriento para excluir outras fontes de cafeina. Mas claro que tudo isto é devidamente conversado com a gestante e cada caso é um caso. Por vezes tenho gravidas onde é bem mais importante para elas consumir chocolate do que café.
É ainda importante referir que existe algumas bebidas e infusões que contêm cafeina de forma “escondida”. Tento sempre capacitar a gravida a fazer escolhas acertadas.
Espero ter ajudado e estou disponível para esclarecer qualquer dúvida que tenha ou para a acompanhar nesta fase única e maravilhosa que é a gestação.
Aviso: Todas as informações fornecidas são generalistas e em momento algum substituem uma consulta com um profissional. Cada mulher é única e devemos respeitar a sua individualidade.
Virgínia Marques